Notícias do Flamengo

Revoltados! Goleiros se unem contra nova regra de pênaltis

Por Rodrigo Da Silva

image-0686ffac-a9cd-11ee-8260-7e0aa5da29dc
image-0686ffac-a9cd-11ee-8260-7e0aa5da29dc
Síguenos enSíguenos en Google News

Os goleiros do futebol estão enfrentando uma nova regra que afeta sua capacidade de defesa nas disputas de pênalti. A Associação Internacional de Futebol (IFAB) atualizou as leis do jogo, afirmando que o goleiro não pode "se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador". A mudança foi provocada pelo goleiro campeão do mundo, Emiliano Martinez, que é conhecido por provocar e dançar durante as disputas de pênalti.

Os goleiros são obrigados a ficar a 11 metros de distância do batedor, e seu objetivo é evitar que a bola entre no gol, que possui 7,3 metros de raio e 2,4 metros até a trave para cima. Com a nova regra, os goleiros não podem mais tentar distrair o cobrador, o que tem afetado sua capacidade de defesa. A mudança tem gerado reações diversas entre os goleiros, com muitos lamentando a nova regra.

No Brasil, a esmagadora maioria dos goleiros se manifestou contra a regra, com alguns temerosos de retaliação e optando por não falar publicamente. No entanto, aqueles que falaram foram enfáticos em sua oposição à regra. Gabriel, goleiro do Coritiba, ironizou a mudança, afirmando que os goleiros serão "engessados" e que em breve os batedores serão instruídos a chutar sem nenhuma resistência.

A nova regra tem tido um impacto significativo nas disputas de pênalti, com um aumento de 12,4% na eficácia dos batedores, indo a quase 90% de aproveitamento nas 34 penalidades desde que a regra passou a valer, no dia 11 de abril. O impacto da regra é especialmente perceptível na Série A do Campeonato Brasileiro, onde clubes têm enfrentado um alto número de disputas de pênalti.

A mudança na regra tem colocado os goleiros em desvantagem e desafiado sua habilidade e técnica. Para muitos, a capacidade de distrair e confundir o batedor é uma parte importante do jogo e uma das estratégias que os goleiros usam para defender o gol. Sem essa habilidade, os goleiros têm enfrentado dificuldades em manter o alto nível de defesa nas disputas de pênalti.

A discussão continua! 

A discussão em torno da nova regra deve continuar, com goleiros e treinadores avaliando o impacto da mudança e buscando maneiras de se adaptar. Enquanto isso, os batedores têm se beneficiado da mudança, tornando as disputas de pênalti ainda mais desafiadoras para os goleiros.

Tópicos


Mais notícias